Razões pelas quais oramos | Cru (2024)

Razões pelas quais oramos | Cru (1)


Na Bíblia, Deus ordena que as pessoas, várias vezes, orem. Maspor que precisamos orar?

Esta é uma pergunta que muitos cristãos, bem como pessoas com outras crenças, têm feito.

Se Deus está no controle da história humana e também dirige vidas individuais, qual é o sentido de orar? A resposta está em entender o que é oração.

Se você vê a oração apenas como um meio de assumir algum nível de controle da sua vida e do mundo – como um meio de alavancagem – então você inevitavelmente ficará preocupado com o que parece ser uma oração não respondida. Mas se você veroração principalmente como uma conversa contínua com Deus, então você perceberá que realmente não existe oração sem resposta.

Se a oração é antes de tudo uma conversa entre você e Deus, então a promessa Dele de sempre ouvir pode ser a resposta que seu coração mais precisa.

Deus pode não escolher fazer o que você pede a Ele quando você pede a Ele. Você pode passar por momentos em que achará difícil ouvir o que Ele está dizendo por vários motivos. É difícil quando alguém diz não, ou ainda não, ao que parece ser um pedido bom e válido.

Mas se a oração é antes de tudo uma conversa entre você e Deus, então a promessa Dele de sempre ouvir pode ser a resposta que seu coração mais precisa.

Há um versículo famoso na Bíblia que muitas vezes é mal interpretado e é vital para as questões que estamos pensando aqui: “Deleite-se no Senhor, e Ele lhe concederá os desejos do seu coração” (Salmos 37:4, Nova Versão Internacional).

Você pode interpretar este versículo como se você se concentrasse em desfrutar de Deus, Ele lhe dará tudo o que você quiser. Ou você pode entender que isso significa que se você se deleitar em Deus, acima de qualquer outra coisa em sua vida, Ele moldará seu coração para que ele queira as coisas que Ele já deseja lhe dar. Os desejos dele se tornarão os seus desejos.

É seguro dizer que a segunda interpretação é mais consistente com o ensino do resto da Bíblia. As Escrituras não garantem que Deus lhe fornecerá tudo o que você deseja agora.

Com isto em mente, vejamos as razões pelas quais escolhemos orar – e algumas razões pelas quais muitas vezes optamos por não fazê-lo.


Aqui estão alguns atalhos para seções específicas de conteúdo se você estiver com pressa:

Por que orar se Deus já sabe o que acontecerá?

Razões pelas quais oramos | Cru (2)


Que ótima pergunta. A oração é contra-intuitiva. Em que outra situação você pede algo ou implora a alguém quando tem certeza de que a pessoa já está decidida sobre o que fará?

O Salmo 115:3 (NVI) até nos diz: “Nosso Deus está nos céus; Ele faz tudo o que Lhe agrada.”

Para compreender tudo isto, precisamos pensar sobre o que os cristãos chamam de “a soberania de Deus”.

É verdade que Deus já sabe tudo o que acontecerá pelo resto da eternidade. Ele conhece os grandes acontecimentos e os pequenos momentos de cada uma de nossas vidas, e nada está além do Seu controle. Portanto, é um erro pensar na oração como a forma como mudamos a mente de Deus ou alteramos a Sua direção numa situação.

A oração é um processo através do qual aprendemos a confiar em Deus. Ele nos ouve pacientemente. Ele leva nossos pedidos a sério. Então Ele considera tudo no contexto do quadro maior que só Ele pode ver.

Pete Greig, o fundador daMovimento de oração 24 horas por dia, 7 dias por semana, diz: “Na oração, usamos a nossa vontade para entrar em acordo com a vontade de Deus – ‘Venha o teu reino’”.

Deus sabe melhor do que você quais serão os resultados finais de cada situação. Se você orar pedindo tempo seco para um evento ao ar livre que sua igreja planejou, Deus pode saber de outra razão pela qual precisa chover naquele dia. É fácil aceitar essa ideia quando ela não afeta uma situação pessoal em sua vida, mas o teste de fé surge quando Deus lhe pede para confiar a Ele algo ou alguém que é importante para você.

Por que orar se Deus já sabe o que você dirá?

Razões pelas quais oramos | Cru (3)


Novamente, esta é uma pergunta válida. Na Bíblia, lemos estas palavras,

Tu me sondaste, Senhor, e me conheces.
Você sabe quando me sento e quando me levanto; Você percebe meus pensamentos de longe.
Tu discernis o meu sair e o meu deitar; Você está familiarizado com todos os meus caminhos.
Antes que uma palavra esteja na minha língua, Tu, Senhor, a conheces completamente. (Salmo 139:1-4, NVI)

Se Deus sabe o que você está pensando, por que Ele está tão preocupado com você falando com Ele? Porque a oração é uma das principais maneiras de desenvolver uma conexão com Deus. Na oração, você está falando com Ele, não apenas com Ele.

O apóstolo Paulo nos diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em qualquer situação, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7, NVI).

É interessante que Paulo não diga que quando você leva suas preocupações a Deus, Deus lhe dará paz explicando ou resolvendo cada situação que você trouxer a Ele. Em vez disso, ele sugere que a paz de Deus em seu coração e mente tem mais probabilidade de satisfazê-lo e aliviar seus medos do que se Ele resolvesse ou explicasse tudo imediatamente.

Através da oração, você desenvolve um relacionamento de confiança com Deus. Com o tempo, você também aprende a reconhecer a voz Dele quando Ele fala com você. A Bíblia mostra claramente que Ele escolheu agir em resposta às orações do Seu povo.

Através da oração, Deus transforma o seu coração para que ter seus pedidos atendidos se torne secundário em relação a sentir-se verdadeiramente conhecido por Deus e precioso para Ele.

Se você é novo na oração, tente usar nossoguia para iniciantes em oraçãodesenvolver o hábito de conversar com Deus.

O que acontece quando você ora?

Razões pelas quais oramos | Cru (4)


Deus convida você a orar em todas as circunstâncias. A oração é essencial para a forma como Ele o transforma, e a Bíblia encoraja-o a dizer que as suas orações podem ter um efeito poderoso no mundo. Então, o que você pode esperar que aconteça ao se comprometer a orar regularmente?

  • Você reconhecerá que não é Deus.
    Cada vez que lhe ocorre orar, você está dizendo: “Com minhas próprias forças, não posso fazer tudo o que quero. Preciso de algo mais, de outra pessoa.”

  • Você ganha força do próprio Deus.
    A oração é uma forma de convidar Deus para se juntar a você nas lutas da vida.Você convida oEspírito Santopara fazer o que Ele foi colocado dentro de você para fazer.

  • Você percebe que o mundo não começa e termina com você.
    Depender de outra pessoa para atender às suas necessidades é humilhante. Quando os bebês choram ou gritam, geralmente alguém vem e atende às suas necessidades. É fácil permitir que a oração se concentre demais em registrar reclamações ou fazer pedidos (ou demandas). Quer você ore por si mesmo ou por outra pessoa, você reconhece que outra pessoa – Deus – é o centro do universo. Você reconhece que Ele precisa mudar algo em você ou nas situações que você está apresentando a Ele.

  • Você entrega o controle a outra pessoa.
    Todo mundo anseia por controle em um grau ou outro. Alguns simplesmente acreditam que são melhores no controle do que outros. A oração permite que você admita a Deus que Ele pertence ao comando da sua vida.

  • Você comunica seus sentimentos reais sobre uma situação.
    A oração cria um espaço seguro para processar seus pensamentos e sentimentos. Você se sente pronto para dar a Deus o controle da sua vida? Você se sente seguro sendo completamente conhecido por Deus ou isso faz você se sentir exposto? Você está sob a proteção de Deus – em Sua guarda. Com o tempo, ao orar, você se sentirá capaz de trazer seu verdadeiro eu aos seus momentos com Deus.

  • Você confia que Deus está com você.
    A menos que você fique feliz em admitir que fala para o chão ou para o teto, quando você ora, você acredita que alguém está ouvindo. Quanto mais você confia na presença do Espírito Santo de Deus enquanto ora, mais aprenderá a confiar nele quanto aos resultados.

  • Você se sente inspirado a dar passos de fé.
    Talvez você tenha o desejo de ser mais ousadofalando sobre o que você acredita. Ou talvez você tenha um vizinho ou colega com quem sente que Deus o incentiva a ir mais fundo. Orar por essa pessoa já é um passo de fé, porque Deus pode convidá-lo a fazer parte da resposta à sua própria oração.

    Explore o que significa dar um passo de fé.

  • A Bíblia mostra Deus esperando para agir em resposta à oração.
    Deus sabe o que Ele quer fazer no mundo e em nossas vidas individuais. Ele quer que nos apoiemos Nele em todas as situações e quer mudar o mundo através de nós.

    “Se você permanecer em Mim e Minhas palavras permanecerem em você, peça o que quiser e isso será feito para você. Isto é para a glória de Meu Pai: que vocês dêem muito fruto, mostrando-se como Meus discípulos” (João 15:7-8, NVI).

    Leia mais sobre como Deus age em resposta às nossas orações.

Estes são apenas alguns dos resultados quando as pessoas vêm a Deus através da oração. Ao escolher trazer todos os seus medos, esperanças, ambições e desejos a Deus, você O verá responder de maneiras que falam especificamente a você.

Então, como isso soa para você? Apavorante? Intrigante? Excitante? Ou totalmente confuso?

Todas essas são respostas naturais. A oração é uma atividade misteriosa porque, na oração, você escolhe se humilhar diante de alguém que você não pode literalmente ver, ouvir ou tocar.

Não é surpreendente que muitos cristãos tenham dificuldades com a oração, e alguns de nós passam por momentos em que escolhemos não orar.

Por que alguns cristãos optam por não orar?

Razões pelas quais oramos | Cru (5)


Aqui estão apenas algumas razões pelas quais as pessoas às vezes decidem não orar – e o que achamos que Deus quer dizer a você se uma dessas razões o impedir de orar.

Medo da decepção

Você já trouxe uma necessidade a Deus e sentiu que Ele não fez o que você esperava ou, pior ainda, não lhe deu a sensação de que Ele tinha ouvido sua oração? Você não está sozinho.

Deus nunca promete responder às orações da maneira que você deseja. Mas ao passar tempo com Deus orando e lendo a Bíblia, você desenvolverá confiança Nele. Essa confiança protege o seu coração nos momentos em que você se sente decepcionado por Deus ou até mesmo zangado com Ele.

Deus também está completamente disposto a ouvi-lo, não importa o que você sinta por Ele naquele momento. Tente lerSalmo 13para descobrir como são as conversas honestas com Deus.

Lutando para orar “da maneira certa”

Você já tentou orar, mas lutou contra a sensação de que está fazendo algo errado? Talvez você não se sinta tão conectado a Deus quanto gostaria, ou talvez apenas lute contra a distração.

Até os 12 homens que passaram três anos com Jesus – Seus discípulos – tiveram que pedir-Lhe que os ensinasse a orar.

Ele respondeu dando-lhes uma oração simples que os cristãos de todo o mundo têm usado desde então. Você pode ler o que é conhecido como “a oração do Pai Nosso” emMateus 6:9-13.

Nós também criamos“Como orar: um guia para iniciantes”para ajudá-lo a desenvolver o hábito de orar regularmente e para refrescar seu tempo com Deus, caso você já tenha esse hábito.

Orgulho

Não há como fugir do fato de que às vezes você só quer fazer as coisas com sua própria força, em vez de confiar em Deus. Os seres humanos têm uma inclinação natural para serem orgulhosos, querendo o crédito por fazer as coisas acontecerem em suas vidas.

Quando você ora, pode parecer que você está sendo passivo em relação a algo importante – pedindo a Deus que aja enquanto você não faz nada. Esse sentimento não é a verdade.

A oração consiste em expressar a nossa dependência do Espírito Santo de Deus para viver da maneira que Deus quer que vivamos. Jesus alertou Seus discípulos sobre tentarem diversificar e fazer as coisas com suas próprias forças:

Se você permanecer em Mim e Eu em você, você dará muito fruto; fora de Mim você não pode fazer nada. ... Se você permanecer em Mim e Minhas palavras permanecerem em você, peça o que quiser e isso será feito para você. (João 15:5,7, NVI)

A oração é uma das coisas mais ativas que você pode fazer como cristão. Isso demonstra que você está decidindo confiar na força de Deus e não na sua. Também demonstra sua disposição de dar a Ele todo o crédito quando suas orações forem respondidas.

Seu inimigo, o diabo, quer que você tente viver com suas próprias forças, porque ele sabe que você inevitavelmente experimentará mais fracassos dessa forma. Ele sabe que essas falhas levam ao desapontamento que pode se transformar em ressentimento para com Deus. Seu propósito é quebrar sua conexão com Deus por todos os meios possíveis. Explorar seu orgulho é uma de suas táticas favoritas.

Se você deseja que seu relacionamento com Deus se aprofunde com o tempo, você precisa comunicar-se com Ele regularmente.

Este é um exemplo do que os cristãos chamam de guerra espiritual.

Saiba mais sobre o queguerra espiritualcomo é e o que isso significa para o seu crescimento como cristão.

As razões pelas quais as pessoas negligenciam ou evitam a oração são compreensíveis. Todos passam por momentos em que orar parece ser um trabalho muito árduo, sem qualquer recompensa óbvia. Mas se você deseja que seu relacionamento com Deus se aprofunde com o tempo, você precisa comunicar-se com Ele regularmente.

Não há regras sobre quantas vezes por dia ou por semana você precisa orar se quiser ver Deus responder. Mas quanto mais tempo você passa com alguém, mais conhecido e seguro você se sentirá. Quanto mais você traz alguém para as situações que importam em sua vida, mais você entenderá como essa pessoa pensa e reage. Isto é verdade para um amigo ou cônjuge, e é verdade para Deus, nosso Pai.

Deus quer que você O conheça de uma forma que transforme todos os aspectos de quem você é. A oração é uma das maneiras que Ele escolhe para fazer isso acontecer.

“Peça e lhe será dado; Procura e acharás; bata e a porta lhe será aberta”. (Mateus 7:7, NVI)

Próximos passos

Aqui estão alguns recursos que recomendamos para ajudá-lo a orar:

  • Coisas pelas quais orar este ano
  • Como orar pelos cristãos perseguidos
  • “Como orar: um guia para iniciantes”
  • Experimente orar— uma ferramenta que ajuda você a explorar a oração por sete dias.
Razões pelas quais oramos | Cru (2024)

References

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Prof. Nancy Dach

Last Updated:

Views: 6459

Rating: 4.7 / 5 (57 voted)

Reviews: 88% of readers found this page helpful

Author information

Name: Prof. Nancy Dach

Birthday: 1993-08-23

Address: 569 Waelchi Ports, South Blainebury, LA 11589

Phone: +9958996486049

Job: Sales Manager

Hobby: Web surfing, Scuba diving, Mountaineering, Writing, Sailing, Dance, Blacksmithing

Introduction: My name is Prof. Nancy Dach, I am a lively, joyous, courageous, lovely, tender, charming, open person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.